Estudo identifica deputados estaduais mais influentes e populares no Facebook

Deputados estaduais baianos

Estudo inédito realizado pelo Laboratório do Caos (LabCaos) revelou quem são os deputados estaduais baianos mais influentes e populares no Facebook. A pesquisa analisou as páginas dos 63 membros da Assembleia Legislativa da Bahia para elaborar o ranking de influência – de acordo com o volume das conversações geradas pelos parlamentares – e o ranking de popularidade, que mede a quantidade da base de fãs registrada por cada deputado.

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Em termos de influencia, a estreante Talita Oliveira (PSL), lidera o ranking com taxa de 9,23%, seguida pelo presidente da ALBA, Nelson Leal (PP), com 6,12%, Jurailton Santos (PRB), com 5,66%, e os petista Marcelino Galo (2,85%) e Jacó (2,81%). Fechando a lista dos 10 deputados mais influentes no Facebook estão Zó (PCdoB), com 2,18%, Robinson Almeida (PT), com 2,14%, Dr. David Rios (PSDB), com 1,93%, Fabrício Falcão (PCdoB), com 1,8%, e Eduardo Salles (PP), com 1,46%.

“O critério para definição da influência dos deputados no Facebook foi a taxa de engajamento. A métrica mostra a quantidade média de quantas vezes um fã interage com as postagens de uma página. É calculado dividindo-se a quantidade diária de reações, comentários e compartilhamentos pelo número de fãs. Já para definir a popularidade foi considerado o número da base de fãs de cada parlamentar”, explica o professor e responsável pelo estudo, Yuri Almeida.

Já quando o assunto são os deputados mais populares, o cenário é diferente com a liderança de Marcell Morares (PSDB), com 246.178 fãs, seguido por Capitão Alden (PSL), 222.010, Jânio Natal (Podemos), com 126.953, Fabíola Mansur (PSB), com 69.170, e Paulo Câmara (PSDB), com 64.030. Na lista dos 10 mais populares constam ainda Alex da Piatã (PSD), com 54.722, Pastor Isidório Filho (AVANTE), com 54.463, Eduardo Salles (PP), com 50.170, Marco Prisco Machado (PSC), com 39.239, e Marcelino Galo (PT), com 37.906.

Partidos
O estudo analisou também a presença dos partidos na ALBA. Apesar de ser a legenda com o maior número de votos nas eleições, o PSD é apenas o 4º em engajamento e popularidade no Facebook. O PSDB, impulsionado pela base de fã de Marcell Moraes, lidera o ranking de popularidade, enquanto o PSL, impulsionado pelo bom desempenho da deputada Talita Oliveira, lidera o ranking de engajamento.

Para Yuri Almeida alguns pontos merecem atenção: 4 dos 10 deputados mais influentes estão no primeiro mandato, o que materializa o clima de anseio por “renovação política” nas últimas eleições e como a internet teve papel relevante para esses parlamentares. O outro ponto é que apenas dois deputados (Marcelino Galo e Eduardo Salles) estão nos dois rankings, ou seja, “ter uma grande base de fã não é sinônimo de diálogo com os usuários. Os deputados precisam entender as redes sociais como um espaço de atuação do mandato e não apenas uma vitrine para suas ações”, defende.

Sobre o estudo
Realizado entre o dia 4 de fevereiro a 30 de abril de 2019, o estudo foi feito a partir dos dados públicos disponibilizados pelo Facebook. Após raspagem, os dados foram estruturados e analisados pelo LabCaos, hub especializado em ciência de dados e gestão de mídias sociais. O estudo integra uma série especial sobre a presença e atuação dos parlamentares e instituições baianas nas redes sociais. A próxima publicação será sobre a atuação dos deputados federais baianos. O estudo completo pode ser visto no site www.labcaos.com.br.

 

Comentário (2)

  • Gustavo| maio 14, 2019

    De onde tiraram esses números?? Estudo bem equivocado, provavelmente não sabem o que significa “taxa de engajamento”, que segundo eles foi o critério utilizado para o tal “estudo”.

  • Yuri Almeida| maio 14, 2019

    Olá, Gustavo.
    Os dados foram coletados, via API, entre 4/02/2019 (data da abertura dos trabalhos legislativos) até o dia 30/04/2019 nas páginas d@s deputad@s baian@s no Facebook.

    O critério para definição da influência d@s deputad@s no Facebook foi a taxa de engajamento. A métrica mostra uma quantidade média de quantas vezes um fã interage com as postagens de uma página. É calculado dividindo-se a quantidade diária de reações, comentários e compartilhamentos pelo número de fãs.
    Já para definir a popularidade foi considerado o número da base de fãs de cada parlamentar.

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